Em minha jornada como entrevistador me deparei com diversos tipos de biohackers. Como o conceito de otimização é muito amplo acredito que vale destacar aqui as principais linhas (ou as mais conhecidas).
Aqui estão alguns exemplos:
Biohackers Raiz (Biologia Do you it your self) – São pessoas que se interessam por biohacking e praticam em casa estudado e criando seus próprios recursos. Esse tipo de biohacker olha muito para os ancestrais e técnicas de medicina ayurvédica, adotando dieta paleo e tendo maior contato com a natureza e luz natural.
..
Biohackers (Medicina do you it your self) – São cientistas, médicos, engenheiros ou outros profissionais que utilizam técnicas de biohacking em laboratórios e tecnologias mais sofisticadas. Eles possuem habilidades avançadas e costumam fazer experimentações mais profundas como injeção de células tronco, aumento dos telômeros.
..
Quantified Selfers– São pessoas que utilizam tecnologia para monitorar e coletar dados sobre si mesmos, como padrões de sono, níveis de atividade física, ingestão de alimentos, etc. Eles usam esses dados para tomar decisões informadas sobre sua saúde, alimentação, performance e bem-estar.
..
Transhumanistas – são pessoas que acreditam em melhorar a condição humana através da tecnologia e da ciência, incluindo técnicas de biohacking como implantes. Eles podem buscar aumentar sua inteligência, prolongar sua vida, ou até mesmo transcender as limitações humanas.
Cada tipo de biohacker pode ter diferentes objetivos e motivações, mas todos compartilham o interesse em melhorar o corpo humano e/ou aprimorar a qualidade de vida através da aplicação da tecnologia e da ciência.