Os 4 Pilares do Biohacking

Durante as minhas entrevistas com biohackers, médicos e nutricionistas, em paralelo aos meus experimentos pessoais notei um certo padrão utilizado por todos os biohackers, algo que podemos chamar de pilares inegociáveis.

Estes pilares estão presentes tanto para biohackers que buscam performance de forma sustentável, quanto para aqueles que focam completamente em longevidade, pois eles ajudam a criar uma visão integral da saúde.

Todos os hacks mapeados por mim e descritos neste livro se encaixam dentro dos seguintes pilares: MOVIMENTO, ALIMENTO, PENSAMENTO e AMBIENTE. Cada pilar representa uma parte fundamental do corpo que pode ser otimizado. Para fixar melhor vou deixar aqui uma breve descrição de quais pontos podem ser trabalhados dentro destes quatro pilares:

MOVIMENTO

Dentro do pilar Movimento você trabalha todo tipo de atividade motora, desde movimentos básicos como caminhar, subir escadas, sentar, abaixar até movimentos de maior esforço, como aeróbio ou musculação. O objetivo deste pilar é cultivar massa magra a fim de evitar a sarcopenia (diminuição de músculo e aumento da gordura). Quanto mais músculos melhor a sua saúde tanto física quanto mental.

Entre os principais benefícios (de curto prazo) estão: Controle do peso, melhora do humor, aumento na produção de energia, sono equilibrado, maior apetite sexual, sem contar na melhora do convívio social em fazer parte de um grupo de pessoas que se exercitam juntas. A longo prazo os benefícios estão também relacionados a mobilidade e atividades básicas, como não depender de ninguém para levantar sozinho do vaso aos 95 anos, ter disposição para brincar com os netos e autonomia para fazer o que quiser, sem depender de outras pessoas.

ALIMENTO

Dentro do pilar alimento nós encontramos todas as estratégias nutricionais para ganho de performance e longevidade. Desde técnicas de consumo de macro nutrientes, vitaminas, minerais, probióticos, prebióticos, tipos de dieta, restrição calórica, jejum e o que muitos gostam, a suplementação de nootrópicos, fármacos e psicotrópicos.

Dentro deste pilar nós entendemos como nosso corpo funciona, qual o melhor combustível para nossa biologia e o que podemos fazer para melhorar nossa performance, tanto cognitiva quanto física.

PENSAMENTO

Dentro do pilar pensamento você trabalhará sua mentalidade.
Podemos dizer que este é um dos pilares mais importantes, pois sem uma mentalidade correta tudo pode ser sabotado.

Aqui falamos sobre sua busca contínua pelo autoconhecimento, relacionamentos, o quanto suas crenças estáticas tem te impedido de melhorar sua performance, como manejar o estresse, desconexão digital, o quão importante é evitar pessoas ácidas e destrutivas, como encontrar seu propósito e evitar pensamentos impuros e negativos.

AMBIENTE

Em ambiente atuamos na otimização de todos os locais na qual vivemos e nosso comportamento em certos cenários, fazendo da nossa casa um local seguro e saudável. Otimizando o sono, diminuindo nossa exposição a toxinas, tendo mais contato com a natureza, luz natural. Na otimização do ambiente eu costumo dizer que devemos fazer da nossa cozinha nosso consultório pessoal.