Ferramentas mais usadas pelos Biohackers

Os biohackers que entrevistei utilizam uma variedade de dispositivos e gadgets para monitorar e melhorar sua saúde e desempenho. Aqui estão alguns exemplos de gadgets mais populares:

Óculos bloqueador de luz azul – Estes óculos ajudam a reduzir a exposição à luz azul artificial, que pode interferir no sono e afetar o ritmo circadiano. A orientação é de que ele seja usado após as 18h, para que a luz artificial não interfira na geração de melatonina.

Monitores de frequência cardíaca – Aparelho usado para monitorar a frequência cardíaca e o desempenho durante o exercício físico. Muitos deles utilizam via smartwatch ou um pequeno dispositivo na região do peito, preso por um elástico.

Dispositivos de monitoramento do sono – Usados para monitorar a qualidade e ajudar a identificar problemas de sono que afetam nossa produtividade. Alguns dos que eu entrevistei utilizam o Ouraring, um anél que monitora a qualidade, mas muitos acabam utilizando o próprio smartwatch, a fim de ter ao menos uma estimativa de como foi a qualidade do sono.

Dispositivos de biofeedback – usados para monitorar e fornecer feedback sobre funções corporais, como a frequência cardíaca, a respiração e a atividade cerebral.

Headsets de meditação – Usados para ajudar a reduzir o estresse e a melhorar a concentração por meio de exercícios de meditação guiados. Hack importante para quem tem dificuldade na meditação.

Terapia de luz vermelha – Usada por boa parte dos biohackers para aumentar a energia (pois age diretamente nas mitocôndrias), melhora o fluxo sanguíneo tratando também inflamações locais. Melhorando a recuperação muscular e aumento da produção de colágeno.

Exposição a luz azul – Usada ao acordar para melhorar o humor, aumentar a energia e tratar problemas de sono pois estimula o cortisol.

Medidores de glicemia e cetose – Ferramenta usada para monitorar os níveis de açúcar no sangue e ajudar a controlar a diabetes. Muitos biohackers da área da nutrição fazem uso para medir os picos glicêmicos dos alimentos e também para saber se estão em cetose (onde o corpo usa gordura como principal fonte de energia).

Dispositivos de estimulação cerebral – Usados para melhorar a função cerebral, a memória e a concentração, por meio da estimulação elétrica ou magnética do cérebro. Não tenho muitas informações sobre esta ferramenta.

Monitores de composição corporal (Bioimpedância)– Ferramenta usada para medir a percentagem de gordura corporal, massa muscular e outros indicadores de saúde.

Dispositivos de terapia de ar frio ou banheira de gelo – Usados para baixar a inflamação, melhorar a recuperação muscular, aumentar a energia e a imunidade. Existem algumas clínicas especializadas que oferecem este serviço e também especialistas em imersão no gelo (procure por método Wim Hof)

Pulseiras de monitoramento de estresse – Dispositivo usado para monitorar a resposta do corpo ao estresse e ajudar a identificar padrões de estresse e ansiedade.

Dispositivos de estimulação muscular elétrica – usado para melhorar o desempenho físico e a recuperação muscular por meio da estimulação elétrica dos músculos. Vale lembrar que este dispositivo sozinho não substitui o treino, precisa ser usado em paralelo ao exercício convencional.

Medidores de qualidade do ar – Ferramenta usada para monitorar a qualidade do ar em casa ou no ambiente de trabalho, para identificar alergias, poluentes e outras substâncias nocivas.

Dispositivos de ionização de água – Filtro usado para transformar a água em uma forma mais alcalina (regulando seu Ph), rica em antioxidantes, e para remover toxinas e impurezas.

Diários de saúde – Caderno usado= para monitorar a alimentação, o sono, o humor, o desempenho físico e outros fatores relacionados à saúde. Parece ser simples mas este é um hack muito poderoso para medir sua evolução (Dica: Você pode fazer esta gestão utilizando a ferramenta Notion, 100% on-line e com formatação perfeito para o controle).

Sons Binaural – São gravações de áudio que usam uma técnica de estimulação cerebral que envolve a apresentação de dois tons diferentes em cada ouvido, criando uma terceira frequência que o cérebro percebe como uma onda sonora. Esse hack pode ser usado para dar mais produtividade (flow), relaxamento e até mesmo levar pessoas a ter sensações.