Por que as pessoas ficam tão ligadas ao que é e o que não é pecado, ao invés de se preocupar com o que é bom e o que não é bom para a sua saúde? Simples, porque são legalistas.
Não é só culpa do homem (ser humano) fazer esse tipo de julgamento, afinal nosso cérebro categoriza naturalmente dessa forma, 0 ou 1: Pecado e não pecado. Ou seja, com esse padrão a pessoa vai naturalmente buscar o que não é pecado e repudiar tudo o que é classificado como pecado. Esse processo funciona bem até a segunda página do manual…hehehe (brincadeira). Essa classificação funcionaria se o cristianismo fosse um conjunto de regras e leis a serem seguidos, mas NÃO É!
Deixa eu te dizer uma coisa: A bíblia não tem resposta para todas as perguntas! Ou seja, existem assuntos que não foram abordados pelos escritores bíblico, não pela falta de importância, mas porque certas afirmações bíblicas possuem abrangência suficiente para termos uma resposta.
Deixa eu te fazer uma pergunta: O que é pior, fumar ou se entupir de fast food (comida lixo)?
Muitos cristãos vão dizer que o pior é o cigarro, mas posso afirmar que ambos podem te matar. Então, se você é desses que julga quem fuma mas fica se entupindo de comida industrializada eu sugiro que medite melhor sobre isso.
O alto consumo de comida industrializada não vai só te engordar, mas vai acabar com a sua saúde, te deixar cansado, fadigado e indisposto (sem contar a gastrite e o alto risco de uma doença cardiovascular). Tão ruim quanto o cigarro, que a longo prazo vai amarelar os dentes e destruir o seu pulmão.
Portanto, respondendo a pergunta inicial: Fumar é pecado? Não, não é.
O pecado pode ser categorizado pela transgressão da lei de Deus, e até onde sei não existe nenhuma lei anti tabaco nas escrituras.
Um fato curioso: Alguns homens de Deus fumavam, e um deles era Charles Spurgeon, um dos maiores pregadores já registrado na história do cristianismo.
Portanto, assim como fumar não é pecado, também não é pecado comer pizza, cachorro quente, pastel de feira e Burger King. No entanto, assim como a comida lixo o ato contínuo do fumo certamente vai destruir com o seu corpo, ou seja, com o “templo do Espírito”. Pois olha o que diz em 1 Coríntios:
“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de vocês mesmos?“
1 Cor 6:19
Portanto meu amado e querido leitor, não seja legalista. Fumar não é tão pecado quanto comer aquele rissole requentado e frito na gordura vegetal reutilizada.
A única forma de categorizar o fumo como “pecado” é se ele for um vício (dependência química e crônica). Mas lembre-se que o vício não é um termo criado especificamente para fumo, mas para tudo que trás dependência, como aquela garrafa de café que você toma todos os dias…
Nota: Eu não estou defendendo o uso de tabaco, até porque eu também não fumo… rsrsrs