Hábitos

Seja bem vindo ao meu diário de hábitos!
Este é o canal onde compartilho com vocês, todos os meus hábitos e esforços para ter uma vida lúcida, saudável, longa e feliz.

.

“Não preciso lembrar que nossa vida é finita, logo temos um número finito de coisas para realizar na vida. Um número finito de viagens que você vai fazer com sua família, filmes que você vai assistir, livros que você vai ler e vezes que você vai brincar com o seu filho. Portanto, saia do piloto automático, tenha bons hábitos, respire fundo e vida a sua vida!”
Memento mori


.

Os meus hábitos antes:

A primeira foto apresenta o Renato antes da aplicação do M.A.P.A (Programa de transformação com base em Movimento, Alimento, Pensamento e Ambiente).

Nesta época eu me alimentava teoricamente bem, com comida de verdade, mas também consumia muito industrializados e açucares (como boa parte da população brasileira).
Não me exercitava muito bem e passava a maior parte do tempo sentado, trabalhando no computador, movimentando mais as mãos do que o corpo.
Um outro fator que diminuía ainda mais a minha qualidade de vida era o estresse, com preocupações que nem eram minhas… srsr. Coisas da área de Tecnologia.
Outro ponto que também não foi muito favorável a minha saúde foi a alteração do meu ambiente de trabalho. Com a vinda do “Corona Vírus” eu tive que deixar de trabalhar no escritório para trabalhar em casa (na cama, porque não tinha um escritório montado em casa), depois de alguns meses eu comecei a ter dores nas pernas, por falta de movimentação e dificuldade para realizar movimentos rápidos.
Resultado dos meus maus hábitos: Inflamação, Anemia descontrolada, Triglicérides alta e um RDW que me dava uma sobrevida de apenas 25% em 12 anos (eu estava indo ladeira abaixo).

Por conta desse resultado eu decidi tomar conta da minha própria saúde (mental e física), testando hábitos, alimentos e suplementos para melhorar a minha performance (da maneira certa), e aumentar a minha longevidade.

.

Os meus hábitos hoje:

Como estou me exercitando:
Iniciei recentemente um treinamento de resistência a fim de cumprir um desafio de 1000 flexões em 1 hora. E para alcançar esse objetivo eu comecei realizando:

  • 100 flexões por dia, por duas semanas;
  • 200 flexões por dia, por uma semana;
  • 300 flexões por dia, por 1 semanas;
  • E agora estou indo para 500 flexões por dia, até a primeira quinzena de 2021.

Segundo as minhas estimativas eu estarei hápto a realizar esse desafio na primeira semana de Fevereiro, perto do meu aniversário =)

O que estou comendo:
Hoje eu utilizo gordura como principal fonte de energia. Tirei açúcar, gorduras ruins e carboidratos vazios. Fora isso, não tenho muitas restrições.

  • Café com TCM pela manhã ou Jejum intermitente;
  • Desjejum depois das 10hs com Whey Protein + Creatina + Carboidrato de baixo índice glicêmico;
  • Almoço QUANDO estiver com fome (salada gorda (azeite extra virgem), grãos e proteína;
  • Suplementação com Omega3 + Vitaminas e Minerais;
  • Leguminosos

O que estou lendo:
Diferente de muitos entusiastas da internet, eu não busco ler meus livros em um tempo recorde. Eu gosto de saborear bem alguns trechos e até mesmo meditar sobre isso por alguns dias.

Superfoods que estou usando:

  • TCM (Triglicerídeos de Cadeia Média) B-ON – Extraído do óleo de coco, nele entram apenas os triglicerídeos (gorduras) de menor cadeia de carbono, o que faz com que seja absorvido pelo corpo imediatamente e sem processo enzimático. Sua assimilação pelo corpo é instantânea. Ele não deve ser confundido com o óleo de coco tradicional, uma vez que ele é 7 vezes mais concentrado. Além disso, o TCM não tem sabor, não solidifica em temperatura ambiente, e possui maior solubilidade.
  • BCAA (Aminoácidos de cadeia ramificada L-leucina, L-isoleucina, L-valina) – Elementos que tem a habilidade de acelerar a geração e desenvolvimento dos tecidos musculares.